Junco Noticias: 11ª Festa do Licuri Será Realizada nos Dias 18 e 19 de Agosto na Comunidade de Mata do Estado, Capim Grosso.

O Licuri (Syagrus coronata) é uma das espécies nativas mais comuns do Sertão da Bahia. Além da sua importância para a manutenção do equilíbrio natural do bioma Caatinga, a palmeira do Licuri fornece matéria-prima para produtos tradicionais que há muito tempo já fazem parte da cultura sertaneja, ocupando espaço de destaque na culinária e na confecção de artesanatos que alcançam lugares cada vez mais distantes. A partir da amêndoa dos seus frutos é possível produzir óleos, cocadas, rações e uma infinidade de pratos que dependem da criatividade de cada cozinheiro. Da palha da palmeira surgem os chapéus, esteiras, vassouras e outros artigos de grande utilidade e apreço.

Com o objetivo de promover a preservação dessa espécie, colocando-a em evidência em meio ao acelerado processo de devastação da Caatinga, a Cooperativa de Produção do Piemonte da Diamantina (COOPES), com sede na cidade de Capim Grosso, Bahia, em parceria com a Associação dos Pequenos Produtores Rurais de Mata do Estado e instituições públicas e privadas, comprometidas com a sustentabilidade do bioma Caatinga, bem como a valorização da cultura popular do Sertão, promovem a 11ª Festa do Licuri.

A Edição 2018 acontece nos dias 18 e 19 de agosto, na comunidade rural Mata do Estado, município de Capim Grosso Bahia, com stands, apresentações culturais, comidas com gosto de Licuri, concursos, capacitações, forró e muita alegria.

MAPA DE ACESSO AO LOCAL DA FESTA

Publicidade

Nenhum Comentário

Deixe sua Opinião